Cirurgia de bochecha: bichectomia
A cirurgia de bochecha, também conhecida como bichectomia, é uma forma que as pessoas descontentes com o excesso de tecido nessa região encontraram para realizar a redução desta parte de seus corpos. É um procedimento de caráter estético, em que se visa obter um rosto de aparência mais atraente, com contornos menos salientes. Dessa forma, a bichectomia consiste na retirada das bolsas de gordura que se encontram na região lateral do rosto. Não por acaso, essas bolsas são chamadas de bolsas de Bichat.
Quem deseja realizar o procedimento deve ficar tranquilo, uma vez que a cirurgia de bochecha é um procedimento simples, de curta duração, e que pode ser realizada com aplicação de anestesia local ou geral.
Por ser uma cirurgia em que a incisão é feita dentro da cavidade oral, a cirurgia de bochecha não deixa marcas ou cicatriz. Vale ressaltar que os padrões de beleza aceitos geram uma demanda por procedimentos cirúrgicos que tendem a proporcionar resultados estabelecidos por esses padrões. Porém, estes variam conforme o tempo, enquanto a cirurgia de bochecha produz efeitos irreversíveis.
Cirurgia de bochecha e seus riscos
Os procedimentos cirúrgicos passaram a ser muito mais populares atualmente. No caso particular da cirurgia de bochecha, este procedimento passou a ganhar maiores proporções segundo o censo sobre cirurgia plástica no Brasil, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Costumam passar pela cirurgia de bochecha pessoas que apresentam bochechas volumosas e que estejam insatisfeitas com tal condição.
Apesar do maior número de adeptos é preciso estar ciente dos riscos atrelados ao procedimento, tais como:
- Sangramentos;
- Hematomas;
- Infecções;
- Lesões em nervos e na glândula parótida.
Ademais, a bichectomia também é associada ao envelhecimento precoce do rosto, uma vez que retira a gordura que seria absorvida com o passar do tempo.
O que considerar antes de realizar a cirurgia de bochecha
Antes de realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica é preciso que haja um nível alto de esclarecimento dobre o procedimento a ser realizado, uma vez que apresentam caráter irreversível. Com a cirurgia de bochecha não é diferente, de modo que, uma vez retiradas as bolsas de bichat, estas não podem ser aplicadas de volta.
Além disso, pessoas que não apresentam grande volume de tecido gorduroso e optam por realizar a cirurgia podem ficar com semblante desfigurado.